Histórico

    
   REGIÃO EPISCOPAL S. JOÃO BATISTA

Paróquia: JESUS BOM SAMARITANO
Bairro: Tapanã 
Criação: 02/04/2000
Datas Festivas: 15/08 (dedicação da Igreja)
Endereço: Conjunto Cordeiro de Farias, Av. Perimetral, no 40. Cep: 66830-360 – Tapanã. 
Contatos: Fone: (91) 3033-2004 / 8071-1177 (tim)
Email://paroquiajesusbomsamaritano@hotmail.com
http://pt-br.facebook.com/paroquiajesusbomsamaritano

A paróquia Jesus Bom Samaritano, pertencente à Arquidiocese de Belém – Pará / Brasil, nasceu do desmembramento da paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, que atendia 27 capelas no Bairro do Tapanã, através dos Padres da ordem do Santíssimo Sangue de Cristo, Pe Lucas (espanhol) e Pe José (alemão).

Desde 1998, Dom Vicente Joaquim Zico, então Arcebispo da arquidiocese de Belém e Dom Carlos, Bispo Auxiliar, sentiram a necessidade de criar uma nova paróquia nesta área da Arquidiocese, devido a grande extensão territorial e densidade demográfica da mesma. A dificultosa carência de presbíteros solucionou-se graças à generosidade do arcebispo de Brasília, Dom José Cardeal Freire Falcão, que atendeu ao pedido de Dom Zico cedendo o padre José Antônio Tejada, um presbítero diocesano missionário, natural do Paraná, formado no seminário Redemptoris Mater de Brasília e ordenado em 28 de Novembro de 1999.

Além do Pe. José Antônio passaram os seguintes sacerdotes pela paróquia: Pe. Dividino Gamma (Arquidiocese de Belém, vigário de 2005 – 2006); João da Silva (Arquidiocese de Brasília, vigário em 2008);Pe. Santiago Perez (Arquidiocese de Brasília, pároco 2010 – 2012). 

Atualmente:
Pároco Resp: Pe. Marco Antônio (Arquidiocese de Brasília, empossado como pároco no dia 02/09/2013).
Vigário: Pe. Antônio Cleidivan (Arquidiocese de Brasília, empossado como vigário no dia 02/09/2013).

O
s padres que tem passado na Paróquia Jesus Bom Samaritano são todos formados no Seminário Redemptoris Mater de Brasília, para uma “Nova Evangelização”. Nesse sentido, os sacerdotes conhecendo a imaturidade da fé de muitos cristãos, baseada unicamente na piedade popular e sem nenhum tipo de compromisso com a fé da Igreja tem dedicado grande esforço em promover a catequese para adultos, propondo a todos – inclusive e principalmente aos afastados da Igreja – um caminho de conversão e de redescoberta do próprio batismo, alimentado pela escuta assídua da Palavra, freqüência aos sacramentos e a vivência em pequenas comunidades.NOVA EVANGELIZAÇÃO

A Comunidade de Vida “Nova Aliança” tem uma papel fundamental na Evangelização da Paróquia através das visitas domiciliares. A comunidade visita as casas anunciando o “Querigma”, levando a cada um daqueles que se fazem presente a oportunidade de experimentarem o grande amor de Deus levando-os a resgatar a identidade de filhos amados. Além dos apostolados próprios (grupo de oração, missa, cerco de Jericó, grupo de jovens, formação com a obra, visitas domiciliares) também usam de outros meios aos qual o próprio Senhor nos inspira, tais como, noite de louvor, encontros, retiros, noite dos  amigos (lanchonete de Jesus com música ao vivo e apresentações artísticas), cinema jovem, etc.

FAMÍLIA EM MISSÃO

Uma das características paroquial é a degradação das famílias. Tendo uma preocupação especial por essas, na Paróquia há duas “Famílias em Missão”: Celso e Suely, com 4 filhos (são enviadas desde a Arquidiocese de Umuarama – PA) e Regis e Juliana com seus 7 filhos (são enviadas desde a Arquidiocese de São Carlos – SP).

Essas famílias – um dos frutos surgidos do Caminho Neocatecumenal – fazem um trabalho de evangelização com sua presença sendo um testemunho de família cristã, como matrimônio, na educação dos filhos e também no anúncio do evangelho pelas casas.

“INSTITUTO EDUCACIONAL BOM SAMARITANO”
Junto à paróquia pertence o “Instituto Educacional Bom Samaritano”, que oferece estudo a crianças do maternal à 4a série. Seu único objetivo é promover uma formação integral da pessoa humana, não somente intelectual, prevendo que muitas dessas crianças provém desses lares desestruturados – o que acaba refletindo no seu relacionamento social e de aprendizagem.